Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

19 de abril - Dia do Índio



O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Atividades












Enfeites









Músicas


Brincar De Índio

Xuxa

Vamos brincar de índio
Mas sem mocinho pra me pegar...
Venha pra minha tribo
Eu sou cacique, você é meu par...
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Vem pintar a pele para a dança começar
Pego meu arco e flecha
Minha canoa e vou pescar
Vamos fazer fogueira
Comer do fruto que a terra dá
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Índio quer apito
Mas também sabe gritar
Índio não faz mais lutas
Índio não faz guerra
Índio já foi um dia
O dono dessa terra
Índio ficou sozinho
Índio querer carinho
Índio querer de volta a sua paz

Curumim Iê Iê 

 Mara Maravilha


Eu sou uma índia, sou filha da luaSou filha do sol, nasci num diaQue a chuva caía, e nas nuvens do céuPintou o meu nome, com todas as coresOh! maravilhaDa mata o verde, azul do marRosa das floresAmarelo ouro, vermelho maçâÍris no céu, lilás dos sonhosHaverá sempre um arco íris maravilha
refrão:Tuiuiu iu iuSou curumim iê iêTuiuiu iu iuSou curumã arauê
Eu sou uma índia, sou filha da luaSou filha do sol, meus cabelos negrosA noite tingiu, serviu como espelhoAs águas do rio, eu falo com o ventoE com os animais, eu nado com os peixesNós somos iguaisOh! maravilha

0 comentários:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF