Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Sustentabilidade



 
Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido, é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.

O termo original foi "desenvolvimento sustentável", um termo adaptado pela Agenda 21 , programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo, pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.

O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.

Acredita-se que isso tudo seja possível, e é exatamente o que propõem os estudiosos em Desenvolvimento Sustentável (DS), que pode ser definido como: "equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e justiça social".

Para alcançarmos o Desenvolvimento Sustentável, a proteção tem que ser entendida como parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente. Desta forma, sabemos que a Educação Ambiental é parte vital e indispensável, pois é a maneira mais direta e funcional de se atingir uma de suas metas: a participação da população.
Fonte:  http://coordenacaopedagogicasjb.blogspot.com.br/2009/05/o-que-e-sustentabilidade.html

Cuidando do PLANETA com muita diversão!

Atividades  
















1 comentários:

Deia e suas Ideias disse...

Paulinha tá lindo o seu blog!!!!

Postar um comentário

Print Friendly and PDF