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segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mais um ano letivo inicia se...

É, 2012 já chegou e com ele novas experiências serão vividas por todos nós.
O ano inicia , e nossas crianças estão se divertindo bastante junto com suas famílias.
Está bem próximo o início do ano letivo na maioria das escolas e devemos ter um cuidado especial com esse momento.



 
Receberemos crianças com sentimentos diversos. Sentimentos de medo, insegurança, abandono, podem estar presentes nos que estão experimentando a escola pela 1º vez, e sentimentos de euforia, agitação, expectativas poderão estar presentes naqueles que já conhecem o ambiente escolar.
Todos estarão prestes a conhecer novos amigos e/ou rever os já conhecidos, mas nem todos poderão estar ainda preparados para este momento.
Aí entra a nossa função de professoras, que iremos ter por um ano inteiro essas crianças como companheiras diárias.
Para que esse momento aconteça de forma tranquila e feliz para todos, é importante nos prepararmos com todos os cuidados necessários.

Aqui vão algumas dicas que poderão ajudar o professor nesse momento:

# Se preparar é fundamental para iniciar qualquer atividade. Após o tempo de férias, onde podemos fazer o que bem queremos sem nos preocupar com horários, e que bem sabemos ser tão importante para recarregar as baterias, é hora de colocar a mão na massa.

# Conhecer antecipadamente a turma que iremos atender torna o trabalho mais preciso. Quando digo conhecer a turma, digo conhecer cada criança integrante dela. As fichas de matrícula, ajudam muito nesse momento. Lá contém informações que farão com que você conheça um pouquinho seus alunos. Conhecer a história de vida dos alunos é o ponto inicial para um bom trabalho de intervenção.

# Chegado o momento da criançada vir para escola é importante criarmos situações onde elas possam estar juntas, contribuindo assim para que se conheçam. Brincadeiras livres, principalmente em áreas externas, ajudam muito nesse momento. As brincadeiras proporcionam inúmeras possibilidades de boas conversas. As crianças tem a oportunidade de conhecer o ambiente e se sentirem mais seguras nele.

# Após essas brincadeiras para a convivência livre, oferecer a elas momentos de maior proximidade em sala torna esse processo mais tranquilo. Atividades como a construção de murais para sala, organização dos materiais, brinquedos, podem ajuda-las a se aproximarem cada vez mais.

# A rodinha após todo esse processo pode entrar em ação. As crianças já estarão mais seguras e consequentemente mais preparadas para dizerem sobre o que pensam. Inicialmente conversas informais sobre assuntos que surgirem no momento são mais adequadas. As brincadeiras em roda como "batata quente" (uma batata é passada de mão em mão com o auxílio de uma música bem pequena(ba - ta- ta quente, quente, quente...queimoooooouuuu!) até que a música termina e quem estiver com a batata na mão deve dizer sobre algo pedido pelo professor)entre outras tantas conhecidas por nós professores, são uma boa opção para esse momento. A partir daí as conversas mais direcionadas podem surgir de acordo com a necessidade e maturidade da turma.

# A família deve também ser olhada com cuidado nesse início de ano. Os pais podem também se sentirem inicialmente inseguros por deixar seus filhos em um lugar estranho. Trazê-los para dentro da escola, proporcionando atividades onde eles possam desenvolvê-las com seus filhos, cria-se um laço de amizade e segurança entre escola/família.

Proporcionando esse trabalho inicial de convivência em grupo, se abrirão as portas para um lindo trabalho no decorrer do ano letivo. Nossas crianças estarão cada vez mais próximas de nós e dos amigos e se sentirão também cada vez mais curiosas sobre o mundo que as cercam, e como consequência aprendendo sobre ele.




E QUE VENHAM NOSSAS CRIANÇAS!!!
BEIJINHOS!

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