Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Férias escolares

Brincadeiras para férias

 O CAÇADOR

 
Esta brincadeira estimula a discriminação auditiva e pode ser realizada na sala de aula ou ao ar livre se não estiver muito frio.

1. Convide as crianças para sentarem-se em roda. 

2. Escolha com o grupo uma criança para ser o caçador e dar inicio à brincadeira. 

3. O CAÇADOR ficará a todo o momento sentado na roda, porém de costas para o grupo e com os olhos vendados. 

4. Combine o seguinte: quando você der o comando "MIA GATO", somente a criança para a qual o educador apontar deverá MIAR e os outros devem ficar em silêncio. O CAÇADOR deverá descobrir quem é o GATO. O GATO pode miar até três vezes e então o CAÇADOR dá o seu palpite. Se ele acertar, o GATO vira caçador.

5. Cantem juntos durante a brincadeira: SENHOR CAÇADOR PRESTE BEM ATENÇÃO NÃO VÁ SE ENGANAR QUANDO O GATO MIAR MIA GATO (neste momento o educador deverá apontar para uma criança da roda para ela miar).

CORRIDA DE CANGURU







Essa brincadeira trabalha com velocidade, equilíbrio e coordenação motora. Também estimula o trabalho em equipe e pode ser realizada ao ar livre ou na quadra.

1. Divida a turma em equipes iguais, que devem formar fileiras, distantes umas das outras. A primeira criança de cada equipe receberá uma bola. 

2. Explique que, ao seu sinal, o primeiro aluno passará a bola por cima da cabeça, entregando-a ao colega de trás, até que ela chegue ao último aluno. Quando a última criança receber a bola, deverá coloca-lá entre os joelhos e deslocar-se pulando como um canguru, até chegar à frente. 

3. O aluno ocupará, então, o primeiro lugar da fila com a bola ente os joelhos e, com as mãos, passará a bola por cima da cabeça para o colega de trás, até chegar no último. Este, por sua vez, deverá deslocar-se da mesma forma e assim sucessivamente. Vence a equipe cujos alunos retornarem mais rapidamente ao seus lugares iniciais.


EU QUERO!


 


Essa brincadeira, que trabalha capacidades físicas como resistência, força, velocidade, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora, é muito simples e  um sucesso entre as crianças.
1. Diga: EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO. E as crianças respondem: O quê?, O quê?, O quê?
2. Responda: Pular com um pé só (todos então pulam com um pé só). 
3. Diga novamente: EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO. E as crianças respondem: O quê?, O quê?, O quê? 
4. Responda: Encostar a barriga na parede! (todos encostam a barriga na parede). 
5. Repita: EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO. E as crianças novamente respondem: O quê?, O quê?, O quê? Responda: "Imitar um leão?" (todos imitam um leão). 
6. Diga: EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO E as crianças respondem: O quê?, O quê?, O quê?Responda: "Abraçar o meu amigo". 
7. Siga criando vários comandos de acordo com a fase de desenvolvimento de seus alunos.






ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!
BEIJOS!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF