Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Volta às aulas



Preparação para a atividade

No dia anterior às férias (ou num feriado, ou final de semana), a professora convidará os alunos a construir um saquinho de lembranças das férias.
No lado de fora do envelope ou saquinho de papel pardo, a professora poderá colocar o título, a fim de que os alunos pintem e enfeitem como quiser.
Nesse saquinho, os alunos irão colocar objetos que possam ajudá-los a recordar dos momentos vividos. Esses objetos podem ser: tickets de cinema, pauzinhos de picolé, papéis de bala, conchinhas (se tiverem ido à praia), caixinhas de lanches, folders de teatros, fotos, pedrinhas por onde passaram, dentre outros.

1ª aula

Ao retornar das férias, os alunos irão apresentar os objetos que colecionaram. Esses objetos ajudarão a recordar, facilitando a linguagem oral e a exposição, além de tornar concreta a apresentação que será feita.
Todos os alunos deverão se posicionar. Esse é um momento de escuta muito importante e a professora deverá garantir que todos os alunos se expressem e que possam ser ouvidos. Dependendo do número de alunos na sala de aula, essa apresentação poderá durar cerca de cinquenta minutos.
Professora: Ouvir e ser ouvido é uma regra de boa convivência que precisa ser trabalhada desde cedo na escola, preparando os alunos para a sua convivência em outros espaços que não só o escolar. Além disso, é um tipo de atividade que os alunos adoram, sentem-se muito motivados a participar e a mostrar para os colegas o que conseguiram colecionar no período de tempo determinado.
Atividade relacionada à Matemática
Muitos objetos trazidos pelos alunos poderão aparecer várias vezes, como os tickets de cinema, os palitos de picolé, as pedrinhas.
Pedir aos alunos que coloquem em cima de suas mesas todos os objetos que trouxeram como lembrança. Fazer um levantamento dos objetos que apareceram mais de uma vez e montar um gráfico com esses dados. Fazer o gráfico no quadro e cada aluno irá colorir um quadradinho cada vez que aparecer o objeto em destaque.

0 comentários:

Postar um comentário